Ações Preferenciais e Ordinárias : Quais escolher?

Afinal, o que são ações? 
 
São uma fração do capital social de uma empresa que o investidor, ao comprar uma ação, se torna um sócio da empresa ou negócio, sendo assim, passando a correr riscos nos negócios bem como como na participação de lucros e prejuízos. Risco e recompensa.
(fonte: site Fundamentus)
As ações ordinárias (ON) garantem o direito a voto e à participação nas decisões da companhia. Lembrando que a diferença que essa participação faz na administração da empresa depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui. As ações ON tem algo chamado “tag along”. Esse mecanismo protege os investidores minoritários que possuem esse tipo de ação caso aconteça uma mudança no controle da empresa. 

O “tag along” faz com que quem assuma o controle da companhia seja obrigado a assegurar aos acionistas ON no preço mínimo de 80% do valor pago por ação, ou lote de ações, caso a empresa seja vendida. Dessa forma, devido ao “tag along”, as ações ON costumam ser muito buscadas quando ocorre a mudança de controle de uma empresa. Caso a empresa do seu interesse esteja listada no chamado Novo Mercado, elas só terão ações ordinárias. 

A nomenclatura das ações ordinárias tem o numero 3 no lado do nome da ação como exemplo temos código EMBR3, que se refere à ação ordinária da Embraer. 
 
Já as ações preferenciais(PN) dão preferência para receber a distribuição de lucros, como dividendos, juros sobre capital próprio e até mesmo compensações, em caso de falência da empresa, por exemplo. As ações preferenciais costumam ter maior liquidez, portanto, tendem a ser mais negociadas na Bolsa de Valores. Sendo assim, acaba ficando mais fácil encontrar pessoas interessadas a negociá-las. 
 
De acordo com o artigo 17 da Lei Federal nº 6404/76, pelo menos 25% do lucro líquido das empresas deve ser distribuído aos acionistas PN por intermédio de dividendos. Esse fator faz com que muitos investidores se interessem pelas as ações preferenciais. 
 
As ações preferenciais usam na sua nomenclatura o nome da empresa e no lado número 4, por exemplo, a AZUL4, que se refere a ação preferencial da empresa de companhia aérea Azul.
NEWSLETTER TULPEN
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades.
Lembre-se de confirmar abrindo o link!

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse: https://klickpages.com.br/politica-de-privacidade/

Feito com