Tulpen Papers – RAIL3

Disclaimer: Este paper tem como objetivo informar os interessados e não constitui oferta ou recomendação para compra ou venda dos ativos mencionados, nem de análise de ativo de valor mobiliário, sendo documento estritamente informativo de caráter educacional.

Fala investidor!
Continuando com a série de PAPER da Tulpen, hoje vamos falar da rumo, com código de negociação RAIL3. (ver foto 1 abaixo)

A Santos Brasil realiza operações portuárias e logísticas de contêineres e veículos, sendo responsável pelos gateways portuários que representam as portas de entrada e saída de cargas das suas respectivas em regiões do Brasil. 

A empresa tem foco para a operação de instalações portuárias destinadas à prestação dos serviços públicos portuários a todo e qualquer interessado em realizar a movimentação e armazenagem de contêineres e veículos através do modal aquaviário. 

A Rumo é a maior operadora ferroviária independente do Brasil, sendo a fusão entre Rumo Logística e América Latina Logística – ALL, concluída em 2016. 

A empresa conecta portos e terminais através de transporte ferroviário, atualmente detém aproximadamente 13.500km de linhas ferroviárias, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões. 

É organizada em unidades de negócios dentro de três operações estratégicas: (ver foto 2 abaixo)

Na Operação Norte, a Companhia transporta, principalmente, commodities agrícolas como grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo e fertilizantes, bem como produtos industriais como combustíveis e celulose. A malha da Operação Norte atravessa grande parte das áreas da produção agrícola brasileira nos Estados do Mato Grosso e de São Paulo e é, portanto, a operação mais relevante, representando aproximadamente 71% do volume ferroviário transportado em 2019. 

Os principais clientes de transporte ferroviário neste segmento são comerciantes de grãos, incluindo Bunge, Amaggi, Cargill, ADM e Louis Dreifus, entre outros. 

Na Operação Sul, a Rumo transporta, principalmente, commodities agrícolas como grãos (soja, farelo de soja e milho), açúcar, arroz, trigo e fertilizantes, bem como produtos industriais como combustíveis, papel e celulose. Os principais clientes neste segmento são Santa Terezinha e Bunge.

A Operação de Contêineres compreende as operações da Brado Logística, na qual a Rumo possui uma participação de 61,71%. Na Operação de Contêineres, a Companhia transporta produtos agrícolas, bem como produtos industriais.

A Estrutura Societária da Rumo tem participação importante de outra empresa listada na Bolsa de Valores Brasileira – B3 -, sendo a Cosan Logística, código de negociação RLOG3, que por sua vez é controlada pela CZZ listada na Bolsa Americana Nyse, conforme segue: (ver foto 2 acima)

A volatilidade cambial entre o real e o dólar é outro fator que o investidor deve sempre ficar atento na hora do estudo sobre a empresa.
Com relação a sua Governança (políticas empresariais de eficiência e transparência), a Santos Brasil está incluída no Novo Mercado.

Tem Tag a Long de 100%, ou seja, o pequeno investidor está protegido caso ocorra a venda do controle acionário da empresa; possuindo ainda, um Free Float de 67,7% (ações livres à negociação no mercado de capitais), como podemos perceber no quadro acima.
A empresa possui margens baixas e um alto endividamento, chegando a ultrapassar R$7 milhões de dívida líquida abrangente, contudo, de acordo com o site de RI da companhia, a Rumo possui um cronograma de amortização do endividamento a longo prazo, demonstrando ter uma estratégia para superar os desafios impostos pelas margens.

Por fim, a Rumo, atualmente possui uma elevada nota de risco corporativo de escala nacional, ou seja, um rating, pela Standard & Poors em brAA+. E Você, concorda com a agência de risco?

Acha que a Rumo irá superar seus desafios de endividamento e continuar com sua estratégia de crescimento para ser mais uma peça importante da economia nacional? Conte-nos!!

A ideia desse paper é informar o público em geral, salientando algumas das principais informações que formam o preço do ativo no mercado, bem como explicar o que a empresa faz, e quais os seus principais fundamentos conforme os próprios documentos disponibilizados pelo RI da companhia.
Lembrando que não se trata de indicação de compra ou venda do ativo, ou ainda, também, não se configura como análise, visto que é apenas de um breve informativo, meramente educacional.

Se você gostaria de mais informações no paper ou tem sugestões de ativos e indicadores nos chamem diretamente no face, insta ou até mesmo pelo nosso e-mail: [email protected]

Até a próxima Investidor! 

11/08/2020
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