O QUE ACONTECEU COM A IRBR3?

O IRB Brasil RE é uma empresa especializada em resseguro e é listada na bolsa de valores brasileira com o ticker IRBR3. Em termos gerais, a empresa assume o compromisso de indenizar outras seguradoras por prejuízos que possam ocorrer em decorrência de suas apólices. Em troca recebe parte dos prêmios. Atuando com foco na América Latina, a IRB também está presente na Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América do Norte.
(Fonte: Infomoney)

A companhia foi alvo de acontecimentos polêmicos nos primeiros meses de 2020, fazendo com que suas ações desvalorizassem bruscamente nesse período, chegando a bater 80% de queda em seu ponto mínimo. (Fonte: Brasil Bolsa Balcão). Vejamos o que ocorreu com a IRBR3

Tudo começa em 26 de janeiro de 2019 quando a gestora Squadra Investimentos publica a primeira carta à seus cotistas citando uma possível fraude contábil no balanço da IRBR3. 
(fonte: site Fundamentus)
Na carta a gestora questiona:
“Em nossa opinião existem indícios que apontam para lucros normalizados (recorrentes) significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras da companhia” (Fonte: Squadra Investimentos)

Nos dias seguintes as ações da IRBR3 chegaram a cair 5%. No dia 2 de março de 2020 Squadra lança sua 2ª carta refirmando sua tese com fatos e anunciando sua posição Short no papel. Na opinião da gestora a rentabilidade da IRB é bem menor do que grande parte do mercado acredita ser. Neste momento as ações da IRBR3 já caiam 12% (Fonte: TheCap Notícias)

No fim de março, em meio as noticias de fraudes da resseguradora surge uma notícia no jornal Estadão afirmando que o megainvestidor Warren Buffet estaria triplicando a sua posição nas ações da IRBR3 (Jornal Estadão). No dia as ações chegaram a subir quase 10%.

(Fonte: Estadão) 

Um dia após a noticia o presidente do conselho de administração na IRB renuncia e gera desconfianças ao mercado. As ações fecharam com leve alta no fim do pregão. (TheCap Notícias) 

No dia 6 de março de 2020 surge a gigante Berkshire Hathaway desmentindo publicação realizada pelo jornal Estadão fazendo que a IRBR3 fortes quedas novamente. Na carta da empresa dizia: (Infomoney)
“Houve notícias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway Inc. é acionista da IRB (IRBR3). A Berkshire atualmente não é acionista, nunca foi acionista e não tem intenção de se tornar acionista da IRB’ (Fonte: BusinessWire). 
As ações da IRBR3 chegaram a cair 41% acumulando queda de mais de 50% no ano de 2020.

NEWSLETTER TULPEN
Escreva-se aqui e não perca nenhuma novidade!
Insira seu e-mail abaixo para receber nossas novidades.
Lembre-se de confirmar abrindo o link!

Esses dados serão utilizados para entrarmos em contato com você e disponibilizarmos mais conteúdos e ofertas. Caso você não queira mais receber os nosso emails, cada email que você receber, incluirá ao final, um link que poderá ser usado para remover o seu email da nossa lista de distribuição.

Para mais informações, acesse: https://klickpages.com.br/politica-de-privacidade/

Feito com